segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Duas cantigas de Martin Codax

Aqui vão duas cantigas de Martin Codax interpretadas com base nas notações musicais deste pergaminho, conhecido como Pergaminho Vindel:




A primeira é uma apresentação ao vivo do Grupo de Musica Antigua de Compostela (Espanha), interpretando da maneira tradicional e com instrumentos de época a cantiga "Mandad’ey comigo" (V 885, BN 1.279)*



Mandad’ey comigo
ca ven meu amigo:
e irey, madr’,a Vigo!

Comigu’ey mandado
ca ven meu amado:
e irey, madr’,a Vigo!

Ca ven meu amigo,
e ven san’ e vivo:
e irey, madr’,a Vigo!

Ca ven meu amado
e ven viv’e sano:
e irey, madr’,a Vigo!

Ca ven san’ e vivo
e d’el-rey amigo:
e irey, madr’,a Vigo!

Ca ven viv’e sano
e d’el-rey privado:
e irey, madr’, a Vigo!




Esta outra é do Grupo Anima (Brasil), que faz uma recriação de "Quantas sabedes amar amigo" (V 888, BN 1.282),* utilizando-se de um arranjo e instrumentação livres, incluindo caxixi, rabecas brasileiras, bendir árabe, viola caipira, flauta doce européia e vozes. Vejam o que acham da versão.

Quantas Sabedes Amar - Anima



Quantas sabedes amar amigo
treydes comig’ a lo mar de Vigo:
e banhar-nos-emos nas ondas!

Quantas sabedes amar amado
treydes comig’ a lo mar levado:
e banhar-nos-emos nas ondas!

Treydes comig’ a lo mar de Vigo
e veeremo-’ lo meu amigo:
e banhar-nos-emos nas ondas!

Treydes comig’ a lo mar levado
e veeremo’ lo meu amado:
e banhar-nos-emos nas ondas!


* estes números referem à cantiga no Cancioneiro da Vaticana e no Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa, respectivaente.

Nenhum comentário: